Venha Assistir aos Jogos do Corinthians na Sede da Fiel JF !!! Camisas, Regatas, Camisetas e Agasalho e Calça da Fiel Juiz de Fora Garanta Logo a sua !!! Siga a Fiel Juiz de Fora nas Redes Sociais

sábado, 2 de abril de 2011

Marketing Esportivo

O futebol brasileiro entrou definitivamente na era do Marketing Esportivo, e diga-se de passagem graças ao Corinthians. Hoje a maioria dos clubes tem investido em campanhas de marketing, seja com a criação de camisas diferentes, frases impactantes e a contratação de jogadores icones no cenário do futebol mundial.

O Corinthians abriu as portas dessa nova era, quando no final de 2007 diante do rebaixamente, o clube lançou a camisa Eu Nunca Vou Te Abandonar, que foi recorde de vendas no Natal daquele ano. Com o sucesso nas vendas, o departamento de marketing do Timão despertou diante do grande potencial que tinhas nas mãos, uma Nação de mais de 30 milhões de Loucos pelo Corinthians.

A partir daí foram sendo criadas cada vez mais campanhas de marketing que se tornaram um grande sucesso, como a camisa roxa, muito contestada, mas também recorde de vendas em 2008. O ápice e grande boom do marketing esportivo no Brasil aconteceu com a contratação de Ronaldo Fenômeno pelo Corinthians, que repercutiu no Mundo todo e impulsionando ainda mais as campanhas marketeiras do Timão.

Um exemplo está na lucro bruto com a venda de camisas no Mundo em 2010. O Corinthians é o terceiro de acordo com a empresa alemã Sport+Market, vejam:

1º – Real Madri = 23 milhões de euros.
2º – Manchester e Liverpool = 22,6 milhões de euros, cada
3º – Bayern e Corinthians = 22 milhões de euros cada.

Hoje vários times tem se mexido e tentado fazer igual ao Corinthians, mas isso nós sabemos que é impossivel, porque torcida Fiel que vai, acompanha e compra é só a Nossa.

2 comentários:

  1. Nesses últimos anos muitas ações de marketing foram sensacionais e outras nem tanto.

    Mas é o que eu sempre digo: é fácil fazer com que a torcida apoie e compre os produtos, basta ter um mínimo de qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Com relação ao Corinthians considero o Marketing sensacional.

    ResponderExcluir