
O Corinthians abriu as portas dessa nova era, quando no final de 2007 diante do rebaixamente, o clube lançou a camisa Eu Nunca Vou Te Abandonar, que foi recorde de vendas no Natal daquele ano. Com o sucesso nas vendas, o departamento de marketing do Timão despertou diante do grande potencial que tinhas nas mãos, uma Nação de mais de 30 milhões de Loucos pelo Corinthians.
A partir daí foram sendo criadas cada vez mais campanhas de marketing que se tornaram um grande sucesso, como a camisa roxa, muito contestada, mas também recorde de vendas em 2008. O ápice e grande boom do marketing esportivo no Brasil aconteceu com a contratação de Ronaldo Fenômeno pelo Corinthians, que repercutiu no Mundo todo e impulsionando ainda mais as campanhas marketeiras do Timão.
Um exemplo está na lucro bruto com a venda de camisas no Mundo em 2010. O Corinthians é o terceiro de acordo com a empresa alemã Sport+Market, vejam:
1º – Real Madri = 23 milhões de euros.
2º – Manchester e Liverpool = 22,6 milhões de euros, cada
3º – Bayern e Corinthians = 22 milhões de euros cada.
Hoje vários times tem se mexido e tentado fazer igual ao Corinthians, mas isso nós sabemos que é impossivel, porque torcida Fiel que vai, acompanha e compra é só a Nossa.
Nesses últimos anos muitas ações de marketing foram sensacionais e outras nem tanto.
ResponderExcluirMas é o que eu sempre digo: é fácil fazer com que a torcida apoie e compre os produtos, basta ter um mínimo de qualidade.
Com relação ao Corinthians considero o Marketing sensacional.
ResponderExcluir