Venha Assistir aos Jogos do Corinthians na Sede da Fiel JF !!! Camisas, Regatas, Camisetas e Agasalho e Calça da Fiel Juiz de Fora Garanta Logo a sua !!! Siga a Fiel Juiz de Fora nas Redes Sociais

domingo, 24 de abril de 2011

São Jorge, o Santo Guerreiro do Timão


Ontem dia 23 de abril foi Dia de São Jorge, o Santo Guerreiro padroeiro do Corinthians. De acordo com a tradição, ele foi um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão.

O acaso ligou a trajetória do Sport Club Corinthians Paulista a São Jorge. Durante seus 100 anos de história, glórias e percalços, o Timão incorporou publicamente o estigma de time guerreiro, que jamais desanima e persegue incansavelmente seus objetivos, características também atribuídos ao santo.

Em 1926 o Corinthians adquiriu sua sede própria, o terreno, localizado hoje no bairro do Tatuapé, ficava exatamente no extinto Parque São Jorge. Do antigo Parque, nada restou, só o nome do pequeno estádio. Mas o clube resolveu adotar o santo como parte de sua história.

Existe uma outra versão segundo o monsenhor Arnaldo Beltrame, responsável pela capela do clube. De acordo com ele, São Jorge era padroeiro do Corinthians inglês, quem em visita ao Brasil inspirou o nome do Corinthians Paulista em 1910. Os fundadores do Corinthians brasileiro resolveram também adotar o mesmo padroeiro da fonte de inspiração inglesa.

No ínicio dos anos 60, já com o incômodo jejum de títulos martelando a cabeça dos Corintianos, que a idéia de recorrer a São Jorge floresceu. A capela em homenagem ao santo foi erguida nun privilegiado espaço do clube e a mística entre time e São Jorge ganhou mais força no período.

2 comentários:

  1. Não importa qual a versão certa....... São jorge é corinthians shushu

    ResponderExcluir
  2. São Jorge é verde, vermelho e branco. São Jorge, na contenda com o dragão, se recuperou dos ferimentos em contato com a Laranjeira. São Jorge é Fluminense. Mas o que importa é quem o tem como símbolo, o guerreiro sempre ajudará seus companheiros.

    ResponderExcluir