Ontem o Corinthians empatou em 1 x 1 com o Boca Juniors e foi eliminado da Taça Libertadores da América 2013.
Pior do que a eliminação, foram os erros grotescos e cruciais da arbitragem que influenciaram diretamente no resultado da partida. Um penalti não marcado logo no início do jogo, no qual o jogador do Boca deu um tapa na bola, OK, poderia até ser um lance interpretativo do árbitro e não viu intenção. Logo em seguida um gol mal anulado, legítimo, que além de deixar os jogadores do Corinthians nervosos, armou o contra-ataque que originou a falta que culminou com o gol de Riquelme.
O Corinthians então passava a perder por 2 x 0 no total agregado e a jogar contra a arbitragem. No segundo tempo o time voltou com tudo, marcou logo cedo e poderia ter virado logo em seguida com mais um gol legítimo mal anulado pela arbitragem. Talvez falem do empurrão que o Emerson recebeu dentro da área, talvez ele já estivesse bem desequilibrado, mas os dois gols mal anulados foram demais, fizeram falta, muita falta, os verdadeiros 3 x 1, terminaram em 1 x 1 e eliminaram o Corinthians.
Será que realmente foram "erros", sou contra esses teorias de conspiração que existem no futebol, pois quero acreditar que o esporte do povo é puro como era quando foi criado (apesar de saber que em muitos países tem ocorrido inúmeros casos de manipulação de resultados), mas acredito no futebol. Entretanto ontem foi diferente, porque por trás do erros da arbitragem existe a Conmebol (entidade que "organiza" o futebol na América do Sul), e é do conhecimento de todos que no primeiro jogo do Corinthians na Libertadores desse ano no empate por 1 x 1 com o San José da Bolívia, ouve a morte de um jovem menino boliviano devido a um sinalizador disparado por um torcedor do Corinthians. Após a partida, as primeiras informações passadas pela Conmebol era sobre uma possível expulsão do Corinthians do torneio muito devido a grande repercussão mundial que teve o caso. Esse fato foi muito discutido durante alguns dias, e com a expulsão do Corinthians a Conmebol perderia sua maior receita no torneio. A Conmebol ficou então em um dilema, pois deveria ser tomada alguma atitude para mostrar a força a entidade, mas ao mesmo tempo sem perder o dinheiro oriundo das receitas do Corinthians. Então inicialmente optou-se a contragosto pela permanência do Corinthians porém sem torcida, fato esse que o clube também conseguiu reverter deixando a punição somente para jogos em que o time for visitante.
A exclusão do Corinthians na época da tragedia teria sido até aceitável para torcida e jogadores, mas o medo de muitos torcedores era que nos bastidores a Conmebol poderia fazer algo para prejudicar o Corinthians, como pressionar os árbitros para favorecer os adversários, para assim tentar tirar o Corinthians de uma forma "legal" do torneio. É complicado, são teorias conspiratórias, talvez improváveis, mas o que aconteceu no jogo ontem foi muito estranho, aqueles erros não pareciam erros, mas sim que o juíz estava premeditado a prejudicar o Corinthians.
Agora já passou, não há nada a fazer, não se deve esquecer a Libertadores 2013, e sim ver o que poderia ter sido feito e bola para frente. Esse time do Corinthians é muito bom mesmo, merecia ganhar tudo que disputasse, mas infelizmente ganhar tudo é muito difícil. A final do Paulistão taí domingo, depois tem a Copa do Brasil, Recopa e o Brasileirão, não é porque fomos eliminados que deixamos de ser bom, nosso time mesmo não ganhando é o melhor das Américas e ainda vai dar muitas alegrias para a torcida.

Nenhum comentário:
Postar um comentário