Venha Assistir aos Jogos do Corinthians na Sede da Fiel JF !!! Camisas, Regatas, Camisetas e Agasalho e Calça da Fiel Juiz de Fora Garanta Logo a sua !!! Siga a Fiel Juiz de Fora nas Redes Sociais

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

90 anos da estreia da Fazendinha

O ano é 1923 e o adversário joga em casa. Habituado ao estádio da Ponte Grande, o seu primeiro, o Corinthians está nos domínios do Sírio para mais uma partida rumo ao bicampeonato paulista. O palco é nada menos do que o Parque São Jorge. Nen sempre a atal asa foi reduto alvinegro. Relembre nesse especial a estreia do Timão na Fazendinha, que completará 90 anos no próximo dia 25.

Numa época de agremiações esportivas como Germânia, Ypiranga e o Palestra Itália, a vontade de jovens, operários e imigrantes possibilitou o surgimento e perpetuação de alguns dos grandes clubes conhecidos hoje em São Paulo.  O Esporte Clube Sírio, fundado por imigrantes sírios e libaneses, curiosamente, tinha como sede esportiva o Parque São Jorge. O clube de origens árabes não era o dono, apenas alugava o terreno que em 1926, enfim, seria comprado pelo Sport Clube Corinthians Paulista.

No dia 25 de janeiro de 1923, data do aniversário da cidade São Paulo, o Sírio recebeu o Alvinegro para mais uma partida da reta final do Paulistão de 1922. O título, almejado por todos, consagraria o vencedor coo campeão do I Centenário da Independência do Brasil. Na condição de visitante do Parque São Jorge, o Corinthians mostrou sua força e venceu com gol de Gambarrotta. A equipe comandada pelo técnico  Guido Giacominelli ainda contava com figuras importantes como Neco, Del Debbio e Amílcar.

Se a situação do Corinthians no Paulistão era praticamente irreversível um mês antes, quando perdeu o jogo por 3 x 2 e a liderança para o Palestra Itália, no dia 24 de dezembro, o ano de 1923 trouxe as combinações de resultados necessárias para o título do Timão. Somada ao sofrido 1 a 0  sobre o Sírio, a derrota por 5 a 1 do Palestra para o Paulistano colocou o  Time do Povo  em posição de disputa.

No dia 4 de fevereiro, contra o mesmo Paulistano, o Corinthians se tornou campeão paulista do I Centenário, ao vencer com gol de Gambarrotta, aos 35 do segundo tempo.

Ficha Técnica:

Sírio 0 x 1 Corinthians

Data 25/01/1923

Árbitro: Benedito Vilela Lapa

Competição: Campeonato Paulista (válido pelo torneio de 1922)

Estádio: Parque São Jorge, São Paulo (SP)

Gols: Gambarrotta 35 minutos do segundo tempo

Sírio: Tuffy, Galvão e Chicão; Mezinho, Milanese e Arthur;  Brenno, Zé Macaco, Cabelli,  Ruyval e Bellini

Corinthians: Mário, Garcia e Del Debbio; Rafael, Amílcar e Ciasca; Peres, Neco, Gambarrotta, Tatu e Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário