O Corinthians que conquistou o Campeonato Brasileiro do ano passado e a Libertadores desse ano atuou na maioria dos jogos no esquema 4-4-2, porém devido a quantidade de jogadores de ataque o Timão pode jogar no 4-3-3.
Em 2009 com Mano Menezes o Corinthians adotou o esquema com três atacantes, sendo Douglas o armador e Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo na frente. Esse esquema rendeu ao Timão o título de campeão Paulista e da Copa do Brasil de 2009. No ano seguinte Mano manteve o mesmo esquema porém com Bruno César na armação, a equipe já contava com o meia Danilo, porém o treinador prefiriu mantaer apenas um homem na armação.
No ínicio de 2011 o técnico Tite que havia chegada no final de 2010 manteve o esquema tático no início da temporada, houve as saídas de Bruno César, Ronaldo e Dentinho e chegaram Liédson, William, e Alex. No decorrer da temporada o técnico Tite mudou o esquema para o 4-2-2 com Danilo e Alex no meio e no atacante ora Liédson e Jorge Henrique, ora Liédson e Willian e ora Liédson e Emerson Sheik. Esse esquema funcionou também e o Corinthians conquistou o Brasileirão do ano passado.
Na Libertadores desse ano o 4-2-2 foi o esquema mais utilizado pelo Coringão, valei obeservar que Alex acabava fazendo um terceiro atacante, pois chegava bem a frente, ocupando bem o espaço. Após a Libertadores com houve novamente a saída de alguns atletas e a chegada de outros, mas Tite tem mantido o esquema com dois meias na maioria dos jogos, com Danilo e Douglas no meio e Emerson e Romarinho no ataque.
No último jogo domingo contra o Botafogo o Timão voltou a utilizar o esquema com três atacantes, com Douglas no meio e Martínez, Romarinho e Guerrero no ataque. Devido a quantidade de atacantes no elenco o técnico Tite tem uma boa dor de cabeça e pode variar a tática de acordo com o jogo e os jogadores disponíveis.
Os dois esquema deram certo e títulos ao Timão nesses últimos anos, seja qual for a tática o importante é que os jogadores se adaptem ao esquema e a equipe continue vencendo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário