Hoje no futebol muito de discute o uso da tecnoligia para auxiliar os árbitros em suas decisões, no Mundial de Clubes 2012 a FIFA começará a testar algumas dessas ajudas tecnológicas.
Para muitos cometaristas e torcedores a graça do futebol está nos debates e discussões após os jogos. A conversa não finda nas rodas de amigos depois de lances duvidosos, "eu acho que não foi penalti", "o jogador simulou e se jogou", "a falta foi dentro da área", "não estava impedido", "a bola entrou por completo" e assim por diante.
Outra corrente á acha que o uso da tecnologia vai acabar com erros grotescos da arbritragem e evitar certas injustiças em algumas partidas, como por exemplo no jogo entre Alemanha x Inglaterra na Copa de 2010 quando em um chute no meio campo Lampard do time inglês a bola entrou toda e saiu e o juíz não deu o gol, a Inglaterra acabou eliminada da Copa.
Em muitos esportes a tecnologia já é utilizada, no tênis, no volei o uso do replay é constante para ver se a bola foi dentro ou fora. No futebol americano para-se o jogo para os juizes analisarem se houve falta ou outra infração. A questão não é acabar com a graça do futebol e as discussões sadias, mas sim evitar algumas injustiças, onde em um lance equivocado pode-se determinar uma derrota histórica.
No Mundial de Clubes do Japão 2012, onde o Corinthians estará presente a FIFA irá testar duas tecnologias diferentes para poder conferir se a bola entrou toda no gol ou não. Uma dessas inovações será o uso de um chip dentro da bola, no qual atraves de sensores colocados nas traves poderá ter a certeza se a bola ultrapassou por completo a linha do gol. O outro sistema será por de uma série de câmeras que verificará se a bola também passou toda a linha do gol.
Com essas tecnologia o futebol vai continuar o mesmo, não vai haver interferência no decorrer da partida, somente caso haja uma situação em que a bola bateu nas traves e saiu do gol, os árbitros e auxiliares contarão agora com um "olho" a mais nesses jogadas, os ajudando quando for necessário.

Nenhum comentário:
Postar um comentário