O Corinthians foi o primeiro time brasileiro a estampar o logo dos patrocinadores na camisa. A partir da década de 1980 estava liberada publicidade nas camisas de futebol. Nessa época o Corinthians vivia o período da Democracia Corintiana e embalado pelas eleições diretas para governador em 1982, o Timão estampou em sua camisa nas costas a frase "Dia 15, vote!".
Com a liberação da publicidade nas camisas, as empresas viram ai um novo caminho para divulgação de suas marcas, já que o futebol era e é visto por quase todo mundo, assim como divulgado em todos os meios de comunicação. Ainda em 82 a Topper que ja patrocinava o Corinthians desde 1980 aproveitou e estampou seu logo do lado direito da camisa.
Na final do campeonato Paulista de 1982 contra o São Paulo o Corinthians foi o primeiro time a exibir o nome de um patrocinador na camisa, sendo colocado o nome da Bombril nas costas do uniforme, como exigia a legislação da época. No ano seguinte em 1983 o Timão também foi o primeiro clube de futebol brasileiro a estampar a marca do patrocinador na frente da camisa, na época a Cofap.
Nessas épocas os valores dos patrocínios nem eram tão voluptuosos como hoje em dia. Atualmente o Corinthians é patrocinado Nike que é a fornecedora de material esportivo e pela Hypermarcas, empresa que engloba vários produtos que são estampados na camisa Corintiana, alcançando um valor em torno de R$ 60 milhões de reais, sendo um dos clubes com maior valor de patrocínio do mundo.
+ 1 aspecto no qual o Timão revolucionou no futebol nacional, + tarde revolucionamos tbm a questão dos valores dos patrocinios.
ResponderExcluirA primeira experiência de patrocínio em camisa de clubes de futebol profissional no Brasil, pelo menos com times da primeira divisão, parece ter sido mesmo em 1982. O S.C. Internacional recebeu o patrocínio da APLUB, possivelmente para a disputa do torneio Juan Gamper, na Espanha, isso visto que a CBF não permitia o patrocínio em camisa nos torneios nacionais.
ResponderExcluir